sábado, 29 de agosto de 2009

As três essencias vitais

AS TRÊS ESSÊNCIAS VITAIS
Sem essas forças de preservação, a mente não consegue realizar nada que permita a evolução da consciência e o entendimento da vida.

Denominadas pelo Ayurveda de Prana, Tejas e Ojas, são forças vitais que nos conservam mais saudáveis.
Prana é a energia sutil do ar, é uma força vital básica. Ela está atrás de todas as funções da mente e do corpo. É responsável pela coordenação do ar, dos sentidos e da mente. Num nível interior rege o desenvolvimento dos estados superiores da consciência. O Prana na mente de uma pessoa permite a ela agir e reagir aos desafios da vida. Dando energia a todos os aspectos da natureza da pessoa.
A nível emocional o Prana conserva a harmonia, o equilíbrio e a criatividade nas emoções. O Prana transita no nosso corpo através do sangue e do plasma (líquidos que lhe servem de veículos).
Tejas é considerado a luz interior, a energia sutil do fogo pela qual temos impressões e pensamentos. Num nível interior Tejas rege o desenvolvimento das capacidades superiores de percepção. O Tejas na mente de uma pessoa permite a ela perceber e julgar com correção. O Tejas na consciência ativa a nossa vontade de agir e motiva as nossas aspirações espirituais.
Tejas transmite coragem, tranqüilidade e vigor, o que nos permite empreender tarefas extraordinárias.
Ojas é o vigor fundamental, a essência do alimento digerido, as impressões e os pensamentos. Em um nível superior Ojas transmite a calma, ajuda e propicia todos os estados superiores da consciência. O Ojas na consciência é o poder a partir do qual a alma ganha todos os seus diferentes corpos.
O Ojas transmite a paz, a calma e a satisfação. Sem essas forças emocionais de preservação, a mente não consegue realizar nada que permita a evolução da consciência e o entendimento da vida.
Os desequilíbrios psicológicos estão estritamente relacionados com as condições do Prana, do Tejas e do Ojas.
Prana é responsável pelo entusiasmo e pela expressão na psique, sem o que sofremos de depressão e de estagnação mental.
Tejas rege a absorção e a assimilação da mente e sem ele falta-nos lucidez e determinação.
Ojas fornece estabilidade psicológica e resistência; sem ele temos angústia e fadiga mental. Sem as energias vitais apropriadas, a mente não consegue funcionar de forma satisfatória.
A mente é o principal veículo que usamos para tudo o que fazemos.
Muitos problemas que nos deparamos na vida baseiam-se em última análise no desconhecimento da mente e de suas funções. E para conhecer a mente precisamos em primeiro lugar conhecer a nós mesmos. Precisamos entender quem somos na realidade. Qual a natureza desse instrumento magnífico que chamamos mente? Qual a sua relação com quem efetivamente somos? Qual a correta função da mente? Será que podemos ver a mente de modo tão objetivo como vemos nossos pés e mãos? Com relação a essas questões o Yoga e o Ayurveda oferecem importantes esclarecimentos.
Podemosmos aprender a cultivá-los, usando uma série de ferramentas oferecidas pelo Yoga e pelo Ayurveda, como por exemplo: pranayamas, meditações, mantras, massagens com óleos, uso de ervas e alimentos adequados, ainda, observação do estilo de vida e dos relacionamentos.
Também é fundamental acessarmos um observador interno que testemunha as emoções, as reações, a forma como funcionamos, como nos relacionamos e objetivamente, prestarmos atenção em como estão essas três essências vitais em nosso corpo e em nossa vida? Se respiramos bem, ativamos o Prana, a mente fica clara e o corpo mais saudável. Ao nos alimentarmos adequadamente propiciamos um devido suprimento de Ojas. E se conquistamos a paixão pela vida, ascendemos o Tejas interno. E ainda, se aprendermos a nos conhecer e respeitarmos à nós mesmos, ativamos confiança, paciência, força e gratidão. Nos sentimos mais felizes.
É importante compreendermos o quanto somos um todo, integrado; corpo, emoções, mente e espírito. Um depende do outro e vive dentro desse templo o corpo, onde pode experimentar a unidade e desfrutar do presente, a vida.

Cirene de Melo
Diretora do Instituto Surya Ananda

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